Por que a Fundação IDEAH-SBCP???

Fundação IDEAH-SBCP é a primeira fundação de uma instituição médica brasileira de cunho científico. Tem promovido ações de ensino e humanitárias que levam saúde e bem-estar às pessoas pobres que necessitam de cirurgia plástica reparadora.
Fundação IDEAH-SBCP é o resultado de uma tendência mundial de empresas e instituições representativas em voltar os olhos para ações humanitárias, de ensino e pesquisa, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Fundação Rockfeller, uma das mais antigas e a maior fundação do mundo, é um exemplo disto. Os Rockfeller promoviam ações filantrópicas desde 1890, mas sua predileção quase obsessiva pelo ensino médico se manifestou com o estabelecimento da Fundação Rockefeller, em 1913, cem anos antes da criação da Fundação IDEAH-SBCP, em 2013.

A Fundação Rockfeller estendeu suas ações filantrópicas, de ensino e pesquisa em diversos países. No Brasil, nas primeiras décadas do século XX, o ensino e a pesquisa na área biomédica começaram 1916, quando se estabeleceram os primeiros contatos entre a Fundação Rockefeller e a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Desses contatos resultaram grandes acordos, envolvendo recursos específicos e de grande monta.

“Fundação” é na verdade, um instrumento por meio do qual pode o ser humano, como pessoa física ou jurídica, contribuir com seus ideais e convicções à sociedade atual e sucessivas gerações.

Graças a sua contribuição, a Fundação IDEAH-SBCP destinou R$ 352.843,06 em ações humanitárias e de apoio à pesquisa e ensino da cirurgia plástica no biênio 2016/2017.

Acões Humanitárias

-   09 Mutirões Pré-Eventos Regionais

-   01 Mutirão Pré Congresso Nacional

-   IIº Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária

-   Campanha Nacional de Prevenção de Queimaduras (Parceria SBQ)

-   IIª Campanha Nacional de Fissuras Lábio-palatinas  (Parceria Smile Train)

-   IIIª Campanha Nacional de Fissuras Lábio-palatinas (Parceria Smile Train)

Neste período foram realizadas 14 ações humanitárias de cirurgias reparadoras perfazendo o total de 2.341 intervenções cirúrgicas reparadoras.

Acões aos Membros da SBCP

-    Participação financeira da Edição Especial do Plastiko’s.

-    Participação com 50% na compra do Aplicativo da SBCP.

-    Patrocínio financeiro das 14 aulas do Programa de Educação Continuada.

-    Patrocínio financeiro da impressão da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica “Exemplar do Sócio”, editado em português.

-    Participação de 30% para compra do Pen Drive de acesso às aulas virtuais, para doação aos médicos residentes.

-    Pagamento de inscrições nos eventos regionais e Congresso Brasileiro de Cirurgia Plásticas aos médicos residentes que foram melhor classificados nas provas do Congresso do DESC.

-    Prêmio IDEAH-AMAL-SHRINERS (Estágio de 01 mês nos EUA, com passagem aérea, hospedagem e alimentação).

Para 2018, contamos novamente com a contribuição dos membros da nossa Sociedade, para que a Fundação IDEAH-SBCP continue desenvolvendo ações que engrandeçam cada vez mais a imagem da SBCP como uma instituição voltada para a ciência, o ensino e o social.

Pedro Djacir Escobar Martins