AÇÕES HUMANITÁRIAS DE 2019

Outubro Rosa é o mês mundial de conscientização a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mun­do, segundo o Instituto Na­cional de Câncer (INCA). Du­rante todo o ano a Fundação IDEAH e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) pro­movem ações humanitárias que reali­zam cirurgias de reconstrução mamária gratuitamente em centenas de mulhe­res carentes de várias cidades do país.

Em 2012 a SBCP (por meio do Departa­mento de Ação Social), realizou o I Muti­rão Nacional de Reconstrução Mamária, que atendeu quase 600 mulheres em todo o país. Em 2016, a Fundação IDE­AH promoveu o II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária que beneficiou mais de 1.000 mulheres. No decorrer do ano, diversas ações humanitárias são re­alizadas em várias capitais brasileiras e,em quase todas elas, são feitas a reconstrução mamária, por conta da alta demanda e o tama­nho da fila de espera pela cirur­gia no sistema público de saúde.

O câncer de mama é o mais co­mum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A neoplasia respon­de por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Bra­sil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem con­siderar os tumores de pele não me­lanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A Fundação IDEAH vive de doações. Quanto mais a Fundação arrecada, mais ações humanitárias são realizadas.

Belo Horizonte e outras cidades mineiras recebem nesta semana, de (02 a 05 de outubro) o X Mutirão Mineiro de Cirurgias Plásticas Reparadoras que irá beneficiar só na capital mineira, cerca de 60 pacientes carentes que aguardavam por uma cirurgia plástica na fila do sistema público de saúde. Realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica por meio do Departamento de Ação Social (DAS-SBCP), em parceria com a SBCP Regional Minas Gerais e a Fundação IDEAH, a Ação Humanitária faz parte do compromisso da SBCP com a evolução da Cirurgia Plástica no País.

Durante a manhã do dia 02, uma comitiva formada pelo presidente da SBCP-MG, Dr. Alexandre Meira e sua diretoria, o diretor do DAS, Dr. Victor Adissi e o presidente da Fundação IDEAH, Dr. Pedro Martins, visitaram cinco dos seis hospitais participantes deste trabalho social que se realiza gratuitamente pelos cirurgiões plásticos da SBCP e toda uma equipe médica dedicada. Além de Belo Horizonte, participam as idades de Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos e Pouso Alegre. A Ação humanitária precedeu a 24ª Jornada Mineira de Cirurgia Plástica, de 03 a 05 de outubro na capital mineira. Confira as fotos das equipes participantes.

A SBCP Nacional e Regional AM e a Fundação IDEAH realizaram no dia 25 de setembro o I Mutirão Amazonense de Cirurgias Plásticas Reparadoras. Há aproximadamente 10 anos, a SBCP criou o Departamento de Ações Sociais (DAS) para fomentar ações que integrassem a cirurgia plástica com a comunidade, beneficiando pessoas carentes que necessitam de uma cirurgia plástica reconstrutiva e aguardam na fila do sistema público de saúde. Com o início da Fundação IDEAH, em 2013, somaram-se os esforços que consolidaram essas ações sociais em todo o País, antes os eventos científicos oficiais da SBCP. Neste primeiro mutirão em Manaus, 10 pacientes foram atendidos em dois hospitais.

No Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, foram realizadas 04 cirurgias pós-bariátricas. Já na Fundação CECON - Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, foram realizadas Cirurgias Plásticas de reconstrução mamária em 06 mulheres vítimas de câncer de mama e que esperavam na fila do SUS. Todas as cirurgias foram complexas e de longa duração, o que impediu de aumentar a quantidade de procedimentos realizados.

A próxima ação humanitária será em Belo Horizonte, no dia 02 de outubro. Mais informações em breve. Confira as fotos da Ação em Manaus.

Ação Humanitária no Rio realiza 205 cirurgias plásticas gratuitas

Mutirão aconteceu no dia 30 de julho e realizou cirurgias plásticas reparadoras em pacientes que aguardavam na fila do SUS

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em conjunto com a regional Rio de Janeiro, com apoio do Departamento de Ação Social (DAS) e Fundação IDEAH – SBCP, realizaram no dia 30 de julho, a décima Ação Humanitária no Rio de Janeiro, destinada aos pacientes carentes que estavam a espera de diversos tipos de cirurgia plástica pelo S.U.S.

Ao todo, 15 hospitais públicos na cidade do Rio em um trabalho social dos cirurgiões plásticos da SBCP e equipe médica complementar, realizaram 205 cirurgias reparadoras para eliminação de tumores de pele, ptose palpebral, blefaroplastia, correção de cicatrizes, orelha em abano e sequelas de queimaduras em mulheres e homens, adultos e crianças.

A Ação Humanitária precedeu a 38ª Jornada Carioca e Cirurgia Plástica que teve início no dia seguinte da ação, 31 de julho, no Rio de Janeiro e é um dos principais eventos científicos da especialidade no País, reunindo mais de mil cirurgiões plásticos do Brasil e do exterior.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásticae sua regional Riode Janeiro,com apoio do Departamento de Ação Social e Fundação IDEAH – SBCP, realizam a décima Ação Humanitária destinada aos pacientes carentes que estão a espera de diversos tipos de cirurgia plástica pelo S.U.S.

A estimativa é operar 150 pacientes simultaneamente em 15 hospitais públicos na cidade do Rio em um trabalho social dos cirurgiões plásticos da SBCP e equipe médica complementar.

Serão realizadas cirurgias para eliminação de tumores de pele, ptose palpebral, blefaroplastia, correção de cicatrizes, orelha em abano e sequelas de queimaduras em mulheres e homens, adultos e crianças.

Uma comitiva da SBCP e Fundação IDEAH visitará todos os hospitais participantes no dia 30 de julho, a partir das 8 horas, a saber:

- HOSPITAL DE IPANEMA

- HOSPITAL DA LAGOA

- INCA

- HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO DO  RJ

- HOSPITAL BONSUCESSO

- HOSPITAL UFRJ

- HOSPITAL FORÇA AÉREA DO GALEÃO

- HOSPITAL ORDEM 3

- HOSPITAL GAFREE GUINGLE

- HOSPITAL DA UERJ

- HOSPITAL BARATA RIBEIRO

- HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO

- HOSPITAL MARCÍLIO DIAS

Confira a cobertura da imprensa na Ação Humanitária no Paraná

No último dia 24/04 Curitiba, Londrina e Ponta Grossa receberam a Ação Humanitária realizada pela SBCP, SBCP-PR e Fundação IDEAH SBCP e que beneficiaram 107 pacientes carentes que aguardavam na fila do SUS para realizarem procedimentos reparadores de cirurgia plástica.

Confira abaixo a cobertura da imprensa sobre este Mutirão de Cirurgias Plásticas que precedeu a 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica em Curitiba nos dias 25 a 27 de abril.

Band Cidade 2ª Edição - https://www.youtube.com/watch?v=iP7juRjw0N4

Bom dia Paraná - http://g1.globo.com/pr/parana/videos/t/todos-os-videos/v/pacientes-fazem-cirurgias-plasticas-de-graca-em-curitiba-londrina-e-ponta-grossa/7566952/?mais_vistos=1

Bom dia Paraná - https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/04/25/mutirao-com-medicos-voluntarios-faz-100-cirurgias-plasticas-reparadoras-em-tres-cidades-do-parana.ghtml

Bem Paraná - https://www.bemparana.com.br/noticia/mutirao-de-cirurgias-plasticas-beneficia-pacientes-carentes#.XMea2OhKjIU

Bem Paraná - https://www.bemparana.com.br/noticia/curitiba-recebe-mutirao-de-cirurgias-plasticas-nesta-semana#.XMea2OhKjIU

Mais de 100 pacientes são beneficiados em Ação Humanitária no Paraná

Durante todo o dia 24 de abril várias equipes de cirurgia plástica participaram voluntariamente do V Mutirão Paranaense de Cirurgia Plástica, realizado em cinco hospitais de Curitiba, um hospital em Londrina e um hospital em Ponta Grossa. Ao todo foram 107 pacientes beneficiados com cirurgias diversas como correção de deformidades congênitas da face, sequelas de queimaduras, reconstrução de mama, tumores de pele e reconstrução palpebral. Todos os pacientes aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a Cirurgia Plástica reparadora.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), sua Regional Paraná (SBCP-PR) e Fundação IDEAH-SBCP, a Ação Humanitária precede a 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica, que acontecerá em Curitiba entre 25 e 27 de abril. Na capital paranaense, 101 cirurgias foram realizadas no Hospital do Trabalhador, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Hospital Cajuru – Santa Casa, Hospital Erasto Gaertner e Hospital São Vicente.

Além de Curitiba, foram realizadas cinco cirurgias para remoção de tumores de pele no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, no norte do Paraná, e na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, uma criança de seis anos passou pelo procedimento de reconstrução palpebral – ele não apresenta oclusão palpebral desde o nascimento e já estava evoluindo com úlcera de córnea e perda progressiva da visão.

Uma comitiva formada pelo presidente da Fundação IDEAH, Dr. Pedro Martins, o presidente da Regional Paraná, Dr. Luciano Busato e o Coordenador do Departamento de Ação Social da SBCP, Dr. Victor Adissi, visitaram os hospitais de Curitiba que participaram da Ação. Confira as fotos abaixo.

71 pessoas são beneficiadas em Ação Humanitária em Goiás

No dia 20 de março foi realizado o VI Mutirão Goiano de Cirurgias Plásticas Reparadoras nas cidades de Goiânia e Catalão. Realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em parceria com a SBCP Regional Goiás (SBCP-GO) e Fundação IDEAH-SBCP, a Ação contou com o trabalho de 30 Cirurgiões Plásticos voluntários que beneficiaram 71 pacientes carentes com cirurgias plásticas reparadoras para retirada de tumores de pele, blefaroplastia e orelhas em abano, entre outras.

O Secretário de Saúde de Goiás, o Dr. Ismael Alexandrino Júnior esteve no Hospital Geral de Goiânia para cumprimentar a comitiva da SBCP-GO e Fundação IDEAH pela realização do mutirão. A primeira Ação Humanitária de 2019 da Fundação IDEAH-SBCP precedeu a 32ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica e aconteceu simultaneamente em cinco hospitais da capital goiana e na Santa Casa de Catalão, município a 260km de Goiânia.

Participaram deste mutirão de cirurgias plásticas, o Hospital Geral de Goiânia (30 cirurgias), Hospital das Clínicas da UFG (21cirurgias), Santa Casa de Goiânia (6 cirurgias), Hospital Araújo Jorge (6 cirurgias), Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo – CRER (3 cirurgias) e Santa Casa de Catalão (5 cirurgias).

Da esquerda para a direita:

Dr. Nelson Fernandes, membro do Departamento de Eventos Científicos (DEC) da SBCP; Dr. Victor José Adissi, Diretor do Departamento de Assistência Social (DAS) da SBCP; Dr. Ismael Alexandrino Júnior, Secretário de Saúde de Goiás; Dr. Pedro Martins, Presidente da Fundação IDEAH-SBCP; Dr. Sergio Augusto da Conceição, Presidente da SBCP Regional Goiás e Dra. Raquel Eckert Montandon, Tesoureira da SBCP-GO.

A Residente R2 Marília Peixoto, Dr Roberto Kaluf,fundador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Alberto Rassi – Hospital Geral de Goiânia eo Residente R3 Frederick Butts

Equipe do Hospital Geral de Goiânia

Equipe da Santa Casa de Goiânia